Inovação

TEORIA e PRÁTICA para entregar INOVANDO

No meu dia a dia, gosto de pensar que a origem da palavra “Teoria” tem a ver com algo como um lugar onde você encontra Deus, assim como na padaria, você encontra pão ou na livraria, livros. Assim em Teoria, você encontraria Teo.... Mas, para minha decepção (e alegria também), não é por aí o caminho. Teoria vem do Latim THEORIA, “concepção, esquema mental”, do Grego THEORIA, “contemplação, especulação, olhar para algo”, de THEOROS, “espectador, aquele que olha”, formada por THEA, “uma vista”, mais HORAN, “olhar”. O sentido de “princípios ou métodos de uma ciência ou arte” é apenas do início do século XVII (site de etimologia , origem das palavras).

Deus não poderia vir apenas da Teoria..., mas não deixa de ser uma boa pista quando nos sugere contemplação, abstração (ao extremo), saímos de nós para, dialeticamente, interpretar a prática, o fenômeno, a realidade e, assim, desenvolvê-la.

Ao formarmos nossos líderes, todos assoberbados por uma rotina que lhes toma um tempo acima daquele previsto em seu contrato de trabalho, costumo brincar que só Deus (“a Teoria”) para tirá-los daquela situação. Clientes cada vez mais exigentes, contratos mais apertados e, não raro, punitivos, mão de obra heterogênea, ter que capacitá-la rapidamente para os valores de nossa época e de nossa empresa, tudo isso, ao mesmo tempo, parece muito. E é mesmo. Por isso que gosto de dizer que o cargo mais importante de uma empresa que presta serviços na CASA do CLIENTE é o LÍDER OPERACIONAL de nosso contrato. Esse é o pensamento TEÓrico e prático da FM2C.

Aos poucos, temos que entregar o que está no contrato e INOVAR. E isso só será possível se trabalharmos de forma diferenciada a formação de nosso LÍDER OPERACIONAL e o conhecimento de nossa equipe da CASA do CLIENTE. Não basta entregar, tem que INOVAR.

Todos os direitos reservados. FM2C | Condomínio L’Office - Avelino Silveira Franco, 149 - Sala 267 - Ville Sainte Hélène - Campinas-SP - CEP 13105-822